A terra do Nunca

Tal como Peter Pan e Wendin viveram maravilhosos momentos nos dias que passaram na Terra do Nunca, assim eu os meus amigos e mais umas milhares de pessoas, ao longo de algumas gerações, sentiram a magia dos dias que passaram na chamada Ilha do Farol.

Proteção da ria Formosa as ilhas barreira formadas há milhares de anos e com cerca de 60km, abrangem os concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, são formadas por cinco ilhas: A Barreta(Deserta), a Culatra, a Armona , a ilha de Tavira, a ilha de Cabanas. Para além destas cinco ilhas existem duas penínsulas: a do Ancão (praia de faro) e a península de Cacela.

Mas é a ilha da Culatra que quero sublinhar onde existe três povoações: a Culatra e o Farol e os Hangares. Localizada num areal com 7km o Farol é uma das praia mais apetecíveis da zona.

Povoação criada há centenas de anos por pescadores, guardada desde 1851 pelo farol de cabo Santa Maria. É a existência deste Farol que dá o nome à povoação mais conhecida pela Ilha do Farol. Desde então a ilha tem notado um exponencial aumento de moradores e visitantes. Com a melhoria das infra-estruturas a Ilha do Farol tem sofrido o impacto de milhares de visitantes que o fazem especialmente durante a época balnear.

Desde a minha juventude, por convite de um amigo, que visito com alguma regularidade este paraíso ainda existente. As águas cristalinas, o sol escaldante e as noite serenas fazem deste um local apetecível para qualquer mortal.

Neste momento ameaçada pelo avanço do mar e pela presença humana, este paraíso deve ser preservado. Sem a proteção destas ilhas a Ria Formosa deixa de existir tal como é hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Captcha loading...