Uma atitude diferente, um olhar atento e um cuidado extremo por aquilo que os rodeia.
Os cuidadores têm uma atitude de compromisso e sustentabilidade para com os seres vivos e com os seus habitat.
A Milvoz é uma associação de protecção da natureza criada em 2019 na zona de Coimbra. Com cerca de 100 voluntários/participantes. É uma corrente de inspiração na zona.
Com cerca de 2 hectares e o ribeiro dos Polomos a fazer uma das fronteiras, adquiriram um pedaço de floresta que ainda mantinha a flora mediterrânea. A flora e a fauna autóctone deste pequeno paraíso estavam ameaçadas pela invasão do eucalipto e pela degradação natural que se adivinhava. O foco principal desta associação assenta na conservação da biodiversidade e perseveração da flora existente assim como a sua sustentabilidade.
Com uma atitude pedagógica, estes cuidadores têm conseguido criar uma avalanche de solidariedade e um envolvimento das pessoas da região na perseveração da natureza e da sua biodiversidade. Um dos exemplos disso é o Srº Belmiro, habitante e conhecedor da zona, que ajuda a associação com o seu conhecimento de dezenas de anos sobre a região. Exemplo disso é a doação da segunda Bio-reserva da Milvoz na Serra da Pescaria situada a sul da Nazaré. A duplicação do trabalho perseverante e paciente terá como objectivo a criação de um rede de Bio-reservas e a sua envolvência com as populações circundantes.
Os Cuidadores fazem de uma gota de esperança um mar de generosidade.