Saber ler a luz

Se a fotografia significa “escrever com a luz”, a técnica fotográfica quer dizer “trabalhar com a luz”,  aproveite-a tire partido dela. Deixe-a guiá-lo e inspirá-lo.

Observe a luz com um olhar curioso, tente perceber a razão da existência daquela luz. Fique alerta até com as pequenas mudanças; o modo como inclina a cabeça altera as texturas e formas  num rosto ou como uma nuvem suaviza a luz, sem perder a acuidade da sombra. Use a luz disponível, mas esteja pronto para as mudanças. Trabalhar com a luz significa mais do que confiar na função de auto exposição da câmara; é preciso ajustar constantemente a exposição para adequá-la ao assunto, às condições de luz e à sua posição em relação à luz. Sub-exponha quando o contraste for alto (quando o sol surge detrás das nuvens) e volte à exposição normal quando as condições atmosféricas voltarem para o nublado.

Algumas Dicas

Use o Bracketing automático, ajuste para mais ou menos 1 ponto, se estiver com dúvida sobre qual a melhor exposição.

Use a sub-exposição, em caso de dúvida, fazendo em intervalos de 0.5 ponto.

Tenha mais opções mudando a exposição em intervalos maiores, para os casos de alcance dinâmico excessivo.

Use o modo,de exposição pontual ( se a sua câmera possuir esta função ) para ajudá-lo a compreender a a luz naquele momento.

Tente dar volumetria ao objecto fotografado com as diferentes intensidades de luz. Jogue com as sombras, são tão importantes como as altas luzes.

Tenha um total controlo da luz, caso não seja possível faça uma medição correcta com a sua câmara para que tenha o rácio que deseja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *