Compra de material fotográfico

Na compra de equipamento fotográfico, o tamanho físico do sensor já não é um factor importante a ser considerado, já que a qualidade do arquivo é o factor dominante. Os sensores APS-C de uma câmara DSLR, faz com que as objectiva padrão alterem os seus respectivos ângulos visuais. Por exemplo, numa câmara Canon com sensor APS-C, a objetiva norma 50 mm passa a ser equivalente 85 mm, isto porque o factor de convergência é de 1.5.

Isso pode parecer uma grande vantagem, já que não precisará de teleobjetivas. Mas, há um problema com as objectivas grande-angulares. Com um sensor APS-C, perdemos a grande cobertura do ângulo, fazendo uma objectiva 28 mm produzir imagens próximas da normal 50 mm. 

Se fotografamos com uma objetiva 50mm com uma câmara full frame temos mais informação lateral porque o ângulo é maior, logo temos mais informação captada.

Mas, precisa de algo diferente, o que deve procurar? 

Há objetivas de todas as formas e tamanhos com características específicas disponíveis. Antes de comprar uma é preciso saber o que vai querer fotografar.

Há três tipos básicos de lente:

. grande-angular

. normal

. teleobjetiva

Cada uma delas pertence a uma categoria específica com base na sua distância focal. Para esses exemplos usaremos o padrão full frame, sem cortes do sensor.

50 mm é a distância focal tradicional, cujo ângulo visual de 46 graus é o que mais se aproxima ao do olho humano.

Distância focal menor do que 50 mm é considerada grande-angular, pois  ângulo visual irá aumentar em relação aos 46 graus, permitindo a captura de mais elementos.

Distância focal maior do que 50 mm é considerada teleobjetiva, pois seu ângulo menor do que 46 graus irá aproximar a imagem.

Existem as objectivas fixas como a 50mm que não permitem variar a distância focal. Estas objectivas normalmente são mais precisas no seu foco permitindo um melhor detalhe que as teleobjectivas.

A performance é tanto melhor quanto melhor for o vidro das várias lentes que a compõem.

Quando pensar em comprar equipamento fotográfico não se preocupe tanto com o tamanho do sensor da câmara ou com o seu número de pixeis, mas sim com a qualidade das objectivas a comprar.

Ao mencionar uma das marcas de câmaras fotográficas não pretendo enaltecer essa marca em detrimento das outras. A situação é  semelhante para todas as outras marcas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *