Panning

Já já viu a foto de um carro de Fórmula 1, onde o veículo está nítido e o plano de fundo está desfocado.

Deve perguntar: Como eles conseguem aquela foto?

A técnica chama-se panning movendo a câmera lateralmente para manter o automóvel, ou outro objecto, no enquadramento. Provavelmente foram necessárias muitas tentativas até que aquela imagem ficasse perfeita para publicação.

A técnica funciona da seguinte maneira:

Fotografe segurando a câmara com as suas mãos. Não utilize o tripé.

Coloque a câmara no modo de disparos contínuos. Enquanto não dominar a técnica irá fazer várias tentativas para conseguir essa foto.

Coloque a câmara no modo de foco automático contínuo, pressione o botão do obturador a meio curso para que a câmara foque continuamente à medida que o objecto passa.

Se sua câmara possuir o modo de prioridade do obturador, aumente a velocidade para 1/30 ou 1/40 de segundo. É uma velocidade baixa para uma fotografia de desporto ou para “congelar” objectos em movimento, mas tem de ser baixa, para que obtenha um belo plano de fundo desfocado. Quando mais baixa for a velocidade de disparo do obturador, maior o arrastamento do fundo da imagem. A dificuldade está em manter o objecto em movimento totalmente focado.

Planos de fundo escuros funcionam melhor, porque há um maior contraste entre o objecto e o segundo plano. 

Quando o automóvel/objecto chegar, gire seu tronco para acompanhá-lo, pressione o obturador assim que começar a girar e fotografe até que este deixe de estar à sua frente.

É uma técnica que requer prática e para cada situação os valores da velocidade do obturador serão diferentes.

Para a obtenção de uma imagem perfeita tem de encontrar o equilíbrio entre a velocidade do objecto e a velocidade do obturador mantendo sempre o objecto focado.

2 thoughts on “Panning”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *